Tapori: «queremos que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades»

Tapori é o nome de uma corrente mundial de amizade que reúne as crianças dos 7 aos 13 anos de todos os países e de todos os meios sociais, fundada e animada pelo Movimento ATD Quarto Mundo. Tapori existe na Europa, na América, na Ásia e em África.

As crianças de Tapori sonham com um mundo sem miséria, onde cada um possa viver em paz e com muita amizade. Elas não querem esperar pela idade adulta par começarem a agir. Empenham-se lá onde vivem para que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades. Estas crianças, de variados meios sociais, querem partilhar a amizade que sentem umas pelas outras. Fazem espontaneamente gestos amigos, gestos de respeito, de solidariedade e de paz. Às vezes lançam projetos para poderem aprender coisas com outras crianças cuja vida quotidiana é muito diferente da delas. E conseguem até inventar modos de viver que não deixem ninguém para trás, na berma do caminho.

O que dizem as crianças sobre Tapori: «O Tapori ajuda os meninos a dizerem coisas importantes.» «Graças ao Tapori, as crianças conhecem-se umas às outras. Mesmo que não falem a mesma língua.» «Tapori é uma palavra que se pode dizer em todas as línguas.» «O Tapori é como um amigo ou como uma amiga.» «O Tapori é uma ponte que liga todas as crianças.» «Agora que fiquei a conhecer o Tapori, acho que tenho muita sorte por ter tudo o que tenho.»

Há vários meios e instrumentos para estabelecer laços de amizade entre as crianças: :

  • Há a Carta de Tapori que existe em seis línguas (francês, inglês, espanhol, alemão, polaco e português). Esta carta é publicada 6 a 11 vezes por ano, conforme as línguas. Ela fala de vida e dos anseios das crianças que vivem na miséria, ou que lutam contra ela. Muitas crianças, pobres ou não, contam aquilo que fazem para «atacar a miséria», para que a vida seja mais bela na escola onde andam, no bairro onde vivem… Elas descrevem os seus esforços para inventarem um modo de viver cheio de amizade e solidariedade, que não ponha de lado os mais fracos. A “carta” propõe muitas atividades.
  • Há um site Internet em nove línguas: www.tapori.org
  • Há mini livros que contam estórias verdadeiras, de crianças cheias de coragem de vários continentes.
  • campanhas: a partir de uma estória, Tapori propõe uma atividade concreta e artística às crianças, para que elas possam exprimir o que sentem para ajudar a construir um mundo melhor. Os trabalhos realizados podem ser expostos nas escolas, nos bairros, etc.
  • O Secretariado Internacional de Tapori fica em Genebra, na Suíça. Ele procura mobilizar cada vez mais crianças para que elas façam parte da cadeia Tapori. O Secretariado também ajuda os adultos que, individualmente, no seio de associações ou centros de atividades para os tempos livres, nos bairros onde vivem ou nas suas próprias famílias, trabalham no meio de crianças, refletem com elas e podem testemunhar sobre as suas vidas. Em grupo, as crianças ganham coragem para falar sobre as injustiças e são até capazes de as denunciar quando se sentem confiantes.

A Campanha de 2009: «É através de novos encontros que construiremos o mundo»] Este ano, Tapori vai celebrar, com muitas mais associações, o 20º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. Essa Convenção é um texto que enumera tudo aquilo de que as crianças precisam para viver corretamente. Tapori pede às crianças que contem e expliquem tudo o que fazem para construírem um mundo melhor. Há já algumas meninas e meninos que começaram a fazê-lo através dos DAZIBAOS do Encontro e também através da Estória do Trem da Amizade. .

[Se quiser, poderá:]